Alguns cuidados:
1 - Nós mamães com pouca experiência devemos saber de alguns cuidadinhos básicos que devemos tomar durante a gestação. Algo que me surpreendeu bastante foi em relação a alguns cuidados que devemos ter com o nosso seio, não apenas com a preparação, ou com cuidados como evitar estrias, mais principalmente com a estimulação errada. Como assim: “vou explicar melhor”.
A criança quando está no período da amamentação, além de estar se alimentando, está fazendo uma função muito importante em nosso corpo. Quando o bebê suga o leite de nosso seio, o cérebro da gente manda uma informação para nosso útero informando que ele deve voltar ao lugar. Isto significa que não devemos fazer nenhum estimulo que possa simular a suquição do mesmo. Por isso devemos conversar com nossos parceiros para pegar leve com carinhos nesta região. E até nós mesmas devemos tomar cuidado quando passarmos óleo ou hidratante.
2 – ( sobre este assunto a controvérsias) Outra dica muito importante é sobre a hidroginástica. Semana passada fui perguntar ao meu médico se ele me indicaria esta atividade, e ao contrário do que eu achava, ele não me indicou. Aliás ele não me indicou nada que seja relacionado a mergulho. Meu médico relatou que a água fazendo pressão na barriga pode causar tanto aborto espontâneo como também o estimulo de contrações prematuras. Comentou também que a água da piscina tem uma pressão maior que a do mar, porém no mar existem ondulações que podem atingir a nossa região abdominal, não fazendo nada bem para nosso bebê.
Isso não significa que você não possa dar um mergulhinho na praia ou dar uma refrescada na piscina, você pode sim, porém devem-se evitar exercícios dentro do mesmo ou ate mesmo evitar que sua barriga esteja 100% coberta pela água. Mas cada médico tem uma visão sobre, neste caso estou passando a visão do meu.
Mas minha opinião é que devemos fazer as coisas que gostamos normalmente, apenas com um zelo maior, e com responsabilidade. Seu médico é o mais indicado para te restringir de algo.
3 – Bom falando em atividade física, vou comentar aqui algumas coisas que não devemos fazer de jeito nenhum:
Andar de bicicleta; Andar de bicicleta te põe em uma posição nada favorável e a pedalada contínua acaba estimulando sua pélvis de modo que pode estimular contrações prematuras em seu útero.
Surfar; Ficar deitada sobre uma prancha e estar vulnerável ao impacto das ondas não são favoráveis.
Atividades com impacto; pode forçar seu útero para baixo, causando um aborto espontâneo.
Musculação Pesada; A musculação pode continuar sendo feita com orientação médica e auxilio de profissionais, porém deverá ser feita uma diminuição de cargas e redução das repetições. Este caso só é indicado para quem já faz atividades físicas a um bom tempo. Para quem não esta em atividade, não é indicada.
4 - Atividades indicadas para gestante:
Caminhada; Muito bom e importante. Principalmente para a circulação, pois neste período de gestação nossa circulação começa a ficar com certas dificuldades. Além de fazer muito bem para nosso coração.
Alongamento; Estimula a elasticidade do seu corpo, e faz um grande bem para seu dia. Claro que ao longo da gestação alguns movimentos ficarão restritos. Alguns alongamentos são ótimos para ajudar a mulher que quer ter o seu bebê de parto normal, como por exemplo:Contração da Pélvis, ficar de cócoras, fazer ponte (mas não com os braços sobre a cabeça, levantar apenas a região da barriga) Exemplo na foto.
Vasocapilar; Excelente para a circulação. A mulher fica deitada, com pernas e braços para cima, e sacode as mãos, os braços, os pés e as pernas. Com o exercício, a placenta (fonte de alimentação e oxigenação do feto) dificilmente envelhece. É um bom exercício para hipertensas, para evitar inchaço, varizes e hemorróidas. ( http://www.santalucia.com.br/ginecologia/gravidas/gravidas-p.htm )

5 – Enfim atividades, exercícios físicos são sempre bem vindos, porém com moderação e orientação médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário